terça-feira, 5 de junho de 2012

"Vamos unir nossas mãos para preservar o Meio Ambiente!"


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.  
Além disso, para mostrar o lado humano das questões ambientais; educar e capacitar as pessoas a se tornarem agentes de transformação e promover a compreensão da importância em garantir que todas as nações e povos possam ter um futuro mais seguro e mais próspero.

Os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 
 
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero;

A turma EI-40 começou o mês de junho fazendo uma atividade na a´rea externa da creche,com o objetivo de explrar o tema "Meio Ambiente".Na tarde do dia (04/06)as crianças sentaram no gramado,para observar as árvores,as flores e aproveitamos para explorar a cor verde.Os alunos tiveram a oportunidade de observar as borboletas e os passáros voando no céu.
Ao chegar na sala de aula,registramos o que vimos,confeccionamos e mostramos para os amigos  lindos desenhos da natureza,da pipa no céu,da flor e das folhas utilizando a criatividade.

Nesta manhã os alunos da turma EI-41 passearam pela creche e também observaram o meio ambiente,pesquisaram figuras da natureza que foram coladas num cartaz coletivo:"Vamos unir nossas mãos para preservar o meio ambiente!".O cartaz decorado com as mãozinhas das crianças.


As turmas EI-30 e EI-31 realizaram também atividades de conscientização do Meio Ambiente,estimulando o cuidado com a natureza,promovendo atitudes de respeito e de preservação incentivando a utilização de materiais recicláveis.


Após a contação da história "Plantas",conversamos sobre o tema ressaltando a preservação da Biodiversidade e o respeito à natureza.
 

 
Em seguida, os alunos participaram do plantio de sementes de cebolinha e alface na área externa da creche,usando jardineiros feitos com garrafas pet.

As crianças demostraram grande interesse e participaram de forma expressiva de todo o processo.Com isso, semeando me nossos pequenos a importância da natureza em nossas vidas.

Nenhum comentário: